O Projeto
O município de Nilópolis, no estado do Rio de Janeiro, é uma das regiões urbanizadas mais densas e ocupadas do Brasil. Contando com cerca de 200.000 habitantes o município da Baixada Fluminense apresenta carência de equipamentos de uso cultural e espaços para shows e eventos culturais e esportivos.

Ao extremo norte do município encontra-se uma grande área onde localizava-se um grande matadouro público, demolido pela Prefeitura Municipal em 1998, após cair em desuso. O grande terreno, hoje vazio, necessita de uma utilização específica para integrar-se às áreas adjacentes e ao município.
O projeto consiste em reurbanizar esta, que é uma das poucas áreas livres remanescentes da cidade, trazendo atividades culturais e esportivas no sentido de utilizar-se desse vazio urbano em benefício da comunidade, carente de investimentos nesse setor. O programa preliminar básico foi estabelecido em: Uma concha acústica para público até 11.000 espectadores, uma escola de música e arte, um ginásio e áreas de convivência. Inclusive com implantação de ciclovia e área para caminhadas ao redor do projeto, integrando-se com a vila olímpica existente em terreno próximo.
Conjunto.
A idéia do conjunto é a criação de uma estrutura de lazer e cultura para o município, a edificação proposta com espaços maleáveis permite abrigar as mais variadas atividades, camarotes para os shows, a escola de música e arte, salas de exposição, ateliês e áreas livres para produção, terraço descoberto para práticas ao ar livre. A área reservada para show pode ser também aberta a população como área de lazer, exposições, feiras livres, etc...

A edificação principal.

Comentários